Rota das Oliveiras inaugura circuito do Pampa com turistas mineiros

O dia 21 de agosto de 2020 entrou para a história do turismo gaúcho como o marco do início de uma nova fronteira econômica do estado, através do olivoturismo...

Rota das Oliveiras inaugura circuito do Pampa com turistas mineiros

O dia 21 de agosto de 2020 entrou para a história do turismo gaúcho como o marco do início de uma nova fronteira econômica do estado, através do olivoturismo. Foi nesta data que, pela primeira vez, turistas de fora do Rio Grande do Sul visitaram olivais do Pampa e hospedaram-se num alojamento vinculado à Rota das Oliveiras.

A Pousada Olival Vila do Segredo, de Caçapava do Sul, tem a honra e a satisfação de já nascer pioneira neste cenário de crescimento da olivicultura e do olivoturismo gaúcho e brasileiro. O empreendimento associou-se a outros dois produtores mais próximos para criar o Circuito do Pampa, que inclui as localidades de Bagé, Pinheiro Machado e Caçapava do Sul, que fazem parte da Rota das Oliveiras, composta por mais de 20 municípios gaúchos. 

A Pousada Olival Vila do Segredo iniciou as atividades no dia 1º de julho de 2020 e já contava com a presença de inúmeros clientes das mais variadas regiões do estado. No entanto, entre os dias 21 e 23 de agosto, a pousada foi precursora também no acolhimento dos primeiros turistas oriundos de fora do Rio Grande do Sul, que vieram exclusivamente de Minas Gerais para vivenciar a incrível experiência de percorrer os olivais gaúchos, visitando e desfrutando das instalações dos principais produtores do
Brasil.

?Com a criação da Rota das Oliveiras percebemos a importância de se ter estrutura de hotelaria para viabilizar o olivoturismo no estado. A Pousada Olival Vila do Segredo foi pensada justamente para suprir esta demanda?, destaca Renato Fernandes, proprietário da pousada e do azeite Vila do Segredo.

O Circuito do Pampa

A Rota das Oliveiras é muito mais do que conhecer e apreciar o cultivo e exploração da oliva. Durante os três dias de estada em solo gaúcho, os visitantes mineiros puderam se encantar com a história, com a gastronomia e com a hospitalidade do povo riograndense. O desembarque e o receptivo do grupo ocorreram em Bagé, no Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer. O primeiro destino foi o município Pinheiro Machado, que fica aproximadamente 80 quilômetros do aeroporto. Em menos de uma hora se percorre a rodovia BR-293 em direção à Estância Guarda Velha, onde se produz o Azeite Batalha. O olival é de propriedade do empresário Luiz Eduardo Batalha, um dos maiores produtores de oliveiras e azeite do Brasil. Foi lá que os visitantes tiveram o primeiro contato com o verdadeiro sabor gaúcho, ao degustarem um assado de cordeiro, criado às sombras das oliveiras.

Depois, o grupo iniciou deslocamento para o município de Caçapava do Sul, onde ficou hospedado na Pousada Olival Vila do Segredo, construída na Serra do Segredo. O horizonte tomado pelo verde da natureza, que se verifica ao longo das duas horas de viagem pela BR-153 até a Pousada, é um verdadeiro cartão de visitas do que se avizinha mais tarde, no interior do empreendimento.

Além de oferecer uma paisagem única do Pampa gaúcho e um pôr-do-sol esplendoroso, a Pousada Olival Vila do Segredo proporciona experiências gastronômicas inigualáveis com a degustação dos premiadíssimos azeites gaúchos e passeios sob o frescor dos olivais, um verdadeiro turismo ecológico, de aventura e de contemplação. A bióloga e produtora de lichia, Patrícia Nogueira, e o esposo Cássio Nogueira, ambos de Minas Gerais, encontraram na Pousada Olival Vila do Segredo um ambiente com rusticidade, simplicidade rural, aconchego, bom atendimento e excelente gastronomia. Segundo o casal, tudo o que buscavam para uns dias de descanso, associado à absorção de muita cultura.

?A hospedagem na Vila do Segredo foi única! Um lugar super charmoso, que dá vontade de ficar mais, muito mais! Cheio de delícias e preparações que envolvem o coração dos
proprietários, o Renato e a Cinara. Fizeram com que nos sentíssemos em casa. A Vila do Segredo foi um dos charmes especiais dessa rota?, avaliou.

Ainda em Caçapava do Sul, na localidade de Seival, sob a degustação de tábua de frios preparada com produtos típicos da região, o grupo teve uma imersão histórica ao visitar a Estância Cerro da Pedra. Ela foi inaugurada em 1909 e tem forte ligação com a família Macedo, pois a propriedade pertenceu a Francisco Pereira de Macedo, o Barão e Visconde do Cerro Formoso. Ele hospedou D. Pedro II e sua comitiva, em Lavras do Sul, a menos de 30 quilômetros dali, no caminho de Uruguaiana, no início da Guerra do Paraguai, em 1865.

Atualmente, a Estância Cerro da Pedra pertence à Dona Maria Tereza Macedo, que conta com o apoio do filho Miguel Macedo para dar seguimento à preservação deste patrimônio histórico-cultural, além do desenvolvimento do ciclo completo na bovinicultura e na criação de ovelhas da raça Ideal. Portanto, são pelo menos cinco gerações com o cuidado de transmitir amor à terra de seus antepassados.

O deleite pelos olivais gaúchos encerrou-se no domingo com uma visita à Fazenda São Sepé, também em Caçapava do Sul, onde se produz o Azeite Prosperato, o mais premiado do Brasil. A marca acumula grandes reconhecimentos nacionais e internacionais, tendo obtido mais de 80 distinções no Brasil, Argentina, Peru, Estados Unidos, Grécia, Itália, Israel e Japão.

O almoço do domingo, na Pousada Olival Vila do Segredo, esteve sob a responsabilidade do talentoso e carismático chef Richard Richter, que preparou belos e deliciosos pratos, sem economizar no uso do azeite de oliva gaúcho. Richter caprichou na valorização de ingredientes do Pampa gaúcho como, por exemplo, o entrecot (corte nobre proveniente do contra filé bovino), o pinhão e, claro, muito azeite de oliva extra
virgem de excelente qualidade.

Ainda em Caçapava do Sul, o grupo foi conhecer o Parque Municipal da Pedra do Segredo. Lá, os visitantes testemunharam uma bela área de conservação da região, que possibilita a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental e de recreação em contato com a natureza e o ecoturismo.

O roteiro que contempla parte da Rota das Oliveiras, instituída no Rio Grande do Sul em agosto de 2019, foi montado em parceria com a agência de turismo Lüve, de Minas Gerais. A bióloga Patrícia Nogueira se encantou com toda a preparação especial que envolveu a recepção deste primeiro grupo de visitantes de fora do estado, no Circuito do Pampa.

?O roteiro ficou muito charmoso. Foi uma experiência de surpreender quanto à qualidade dos azeites do Brasil. Vê-los desbravando esse mundo dos azeites com uma forma muito especial, com amor, carinho e dedicação, mas também com qualidade, tecnologia, estudo e pesquisa nos encantou. Os azeites são de excelente qualidade. Fomos muitos bem recebidos nos lugares por onde passamos?, revelou Patrícia.

?Foi tudo tão legal pela simplicidade, pelo carinho, pela história, pela poesia. Foi incrível conhecer a cultura do gaúcho, conhecer o que tem por trás dos azeites, toda uma história de busca. Foi realmente de impressionar?, complementou.

Foi um fim-de-semana dedicado a uma ?desintoxicação? do mundo digital. Para além de oferecer uma experiência completa em torno do azeite de oliva, com degustação e visita aos olivais. Os visitantes puderam escapar das distrações tecnológicas e sentir alguma nostalgia pelos tempos em que a vida parecia mais simples, onde a preocupação era acumular memórias afetivas. Vivenciaram uma verdadeira explosão de aromas, sabores e sentimentos. A Pousada Olival Vila do Segredo se orgulha de poder fazer parte deste resgaste, desta história que é de todos nós gaúchos!

Jornalista Luciano Gasparini Morais
DRT/RS 14.608